Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

19/8
8h30 — Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância (Região Sul) — O evento contará com a participação do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux; do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins; e do procurador-geral da República, Augusto Aras, entre outras autoridades, além de reunir representantes dos três Poderes, tanto em âmbito federal, como local. Clique aqui para acompanhar. 

9h —  AB2L: Congresso Jurídico Internacional promete 200 horas de conteúdo inovador — Serão três dias com os maiores profissionais compartilhando conhecimento e experiência, mostrando como inovar na prática para que você Advogado, estudante de Direito, Líder de Departamento Jurídico e Sócio de Escritório possa ter insights incríveis para transformar sua jornada jurídica. Serão 20 trilhas de conhecimento, 40 cases de sucesso, 200 palestras, 2 salas de mentoria e experimentação e 40 pitches de lawtechs e legaltechs. Clique aqui para se inscrever. 

9h — Propriedade intelectual e internet: A responsabilidade civil dos provedores de internet por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros —  O Instituto Dannemann Siemsen (IDS) promove evento para debater um dos assuntos mais relevantes e também controversos da Lei 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). Clique aqui para se inscrever. 

10h — Como gerenciar uma crise envolvendo denúncia de Assédio Sexual? — Ancorado pelo especialista em Direito Trabalhista Dario Rabay, o evento vai contar com a participação da juíza titular da 14ª Vara do Trabalho do Fórum da Zona Sul, Soraya Lambert. Clique aqui para acompanhar. 

10h —  Maratona Digital  — O advogado Mauricio Corrêa da Veiga, sócio fundador do escritório Corrêa da Veiga Advogados,  participará de evento promovido pela OAB-SC. Ele irá fazer uma palestra sobre o tema "A transformação da advocacia e os novos rumos da democracia". Clique aqui para se inscrever.  

11h — Fintechs: fusões e aquisições, responsabilização e regulamentação  — Marcela Cavallo, Fernando Zilveti e Renato Borelli, especialistas da Zilveti Advogados, falam sobre questões regulatórias, a postura da CVM em face da assimetria das fintechs com relação aos bancos tradicionais, além das operações de fusões e aquisições dessas empresas, responsabilização e polêmicas que envolvem o setor, sob a ótica da jurisprudência. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Criptografia e Direito: uma Perspectiva Comparada — Evento promovido pela FGV-SP terá a moderação de João Pedro Favaretto Salvador, líder de projetos do CEPI da FGV Direito SP. Foram convidados para comentar a pesquisa Alexandre Pacheco da Silva, professor e coordenador do CEPI da FGV Direito SP; Nathalia Sautchuk Patrício, pesquisadora da Alexander von Humboldt Foundation; e Carlos Augusto Liguori Filho, doutor em Filosofia do Direito pela USP. Clique aqui para se inscrever. 

19h30 — Duração razoável do processo, princípios do contraditório e ampla defesa — Este debate online com Renato de Mello Almada, sócio de Chiarottino e Nicoletti Advogados, integra a série promovida pelo Iies. Clique aqui para assistir.

20h30 — Prazer, Karnal — O professor e historiador Leandro Karnal recebe, em seu canal no YouTube, o também professor, escritor e advogado Adilson Moreira. Mestre pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutor pela Harvard, nos Estados Unidos, Moreira propõe importantes reflexões sobre a pauta antirracista, as desigualdades sociais e como tornar o assunto uma prioridade nas instituições públicas e privadas. Além disso, Adilson dá uma aula sobre o Direito antidiscriminatório, campo do Direito que visa diminuir as disparidades entre grupos sociais. Clique aqui para assistir.

até 25/8
19h30 — 7º Congresso do Ministério Público Democrático — Programação do evento que marca os 30 anos da entidade reúne lives que acontecem às segundas e quartas até o dia 25 de agosto. Entre os temas abordados estão fake news e redes sociais, criminalidade e segurança pública, corrupção e o papel do Ministério Público na defesa da democracia. Clique aqui para ver a programação e se inscrever. 

até 30/8
19h — Mês da Advocacia na Aasp — A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) preparou uma programação especial em celebração ao "mês da advocacia". Ao longo do mês, estão programados mais de 20 eventos, em formato de webinarlives, oficinas e mentorias, que vão discutir novidades tecnológicas, inovações, procedimentos e autogestão. Além disso, a Aasp vai estimular a reflexão em torno da importância da advocacia na sociedade atual. A proposta é trazer para toda a classe jurídica experiências baseadas na troca de conhecimentos para carreira e desenvolvimento pessoal, debatendo o que realmente influi na rotina da advocacia. Clique aqui para ver a programação e se inscrever. 

20/8
13h — 1º seminário jurídico Praxi — O Cunha Pereira & Massara Advogados promove série de lives em celebração aos 20 anos do escritório. A ação será dividida entre os dias 13, 17 e 20 de agosto e contará com a presença de David França Ribeiro, advogado sócio na Kraft Advogados, Gustavo Ribeiro Rocha, professor e mestre em Direito Empresarial, Júlio César de P. G Baía, advogado, Laura F. D Tostes, mestre em Instituições Sociais e professora e assessora de desembargadora no TRF-3, Cristiana Fortini, advogada e professora da UFMG, e Milton Campos, vice-presidente do IBDA. Além dos convidados especiais, os bate-papos ainda terão a presença da jornalista Tábata Viapiana, da ConJur, que será mestre de cerimônia do evento, e dos advogados da banca Lucas Moreira Alcici, Fernando Landim da Cunha Pereira, Raquel Madeira, Henrique Massara, Gabriel da Cunha Pereira e do sócio-fundador Fausto V. da Cunha Pereira, que participarão dos debates. Clique aqui para ver a programação e acompanhar.

23/8 a 24/8
14h —  Convenção Secovi 2021 - O mercado imobiliário em debate — O advogado Marcelo Terra, sócio fundador do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, será o mediador do painel "30 Anos Código de Defesa do Consumidor", que acontece no dia 24 de agosto, das 16h10 às 16h55, e debaterá a curva de aprendizado e o papel do Procon na construção de relacionamentos cada vez mais autorregulamentados entre consumidores e mercado imobiliário. O evento online será realizado de 23 a 24 de agosto de 2021, das 14 às 18 horas. Clique aqui para se inscrever. 

23/8
17h — 7ª edição do programa Jovens talentos — Evento promovido pelo escritório Mattos Filho irá sanar dúvidas sobre o programa de estágio. Participará do encontro o sócio Thiago Sombra para explicar as etapas do programa, compartilhar experiências sobre o mercado jurídico e esclarecer dúvidas dos estudantes. Clique aqui para se inscrever.

19h — Novidades tecnológicas, legislativas, procedimentais e auto-gestão. Lei Geral de Proteção de Dados (aspectos da lei) — Os temas e expositores serão: Aspectos práticos da implementação da LGPD nas empresas, com Luiza Sato; Arbitragem Área de Tecnologia e Direito Comercial, com Adriane Nakagawa Baptista; Lei Geral de Proteção de Dados, com Danilo Doneda e Leonardo Guerzoni Furtado de Oliveira (moderador). O encontro faz parte das atividades do Mês da Advocacia Aasp. Clique aqui para se inscrever. 

19h30 — Abordagem, em especial, dos procedimentos investigatórios criminais do MP — O seminário, com a participação de Carlos Fernando de Faria Kauffmann, é promovido pelo Iies. Clique aqui para acompanhar.

24/8
19h30 — Responsabilidade civil por erro médico — Seminário conduzido pelo Nehemias Domingos de Melo integra a série de eventos online promovida pelo Iies. Clique aqui para se inscrever.

25/8
19h30 — O Direito do Consumidor e a rotulagem dos alimentos — Seminário a cargo de Simone Magalhães encerra o "Mês Jurídico Faculdade Iies". Clique aqui para acompanhar.

26/8
10h — Direito das pessoas com deficiência: acessibilidade, inclusão e quebra de barreiras — Evento promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Lourival Almeida Trindade, e da desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da Emerj e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Clique aqui para acompanhar. 

27/8
8h30 — 1° Seminário sobre os poderes do juiz no processo civil da Aasp —  José Carlos Puoli, sócio do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, está entre os docentes do curso promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo. Ele será um dos debatedores no painel "Os poderes do juiz diante dos negócios jurídicos processuais", junto com Antonio do Passo CabralFrancisco Eduardo Loureiro e Cláudia Aparecida CimardiClique aqui para se inscrever. 

Podcast
Conversa com o Judiciário —
 Uma em cada quatro mulheres brasileiras foi vítima de agressões em casa desde o início da epidemia, em março de 2020. Para falar sobre os diversos aspectos da violência doméstica, a promotora de Justiça Gabriela Manssur, especialista em defesa dos direitos da mulher, e a delegada de polícia Raquel Gallinati, autora de diversas obras sobre a questão da violência contra a mulher, conversam com o ministro do STJ Luis Felipe SalomãoClique aqui para ouvir.

TMA Woman — Elas em Foco — Ana Carolina Monteirohead de reestruturação e insolvência do Kincaid Mendes Vianna Advogados, participa do podcast com o tema "Insolvência Transnaciona". O novo episódio também conta com a participação da advogada Sabrina BecueClique aqui para ouvir.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 19 de agosto de 2021, 8h19

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/08/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.